.

Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Classificando as roupas


Contar ou estimar o número de vezes que você usa cada peça de roupa em cada cenário não seria prático, portanto recorremos a uma alternativa subjetiva: após separar as suas roupas em categorias (por exemplo, calças, blusas e casacos, ou “de sair”, “de trabalhar” e “de casa”, etc.), passe a pegar cada peça da pilha e dar uma nota de 0 a 10 para a sua expectativa e interesse de voltar a usá-la.

Todas as que receberem nota 9 e 10 podem ir direto para o armário e receber locais privilegiados: as prateleiras ao alcance dos olhos e braços, os melhores cabides, etc.




Pareto e a organização de guarda-roupas

Este aspecto socialmente responsável, bem como a perspectiva do resultado positivo para a sua organização e a possibilidade de inventariar as peças não permitem escapar da realidade: a tarefa de esvaziar o roupeiro e tornar a enchê-lo de maneira organizada é bem chata.

Mas se você aplicar um pouco de método, a tarefa pode terminar antes, e algumas decisões difíceis (guardo ou não guardo? dôo ou não dôo? Posso usar na rua ou só pra lavar o carro?) podem ficar um pouco mais fáceis.


Como cuidar a roupa depois de lavá-la


Cuidar após as lavagens

O cuidado de nossa roupa não termina na lavagem. Por isso, vamos lhe ensinar alguns truques para mantê-la limpa e protegida até a hora de usá-la. Também é importante saber como organizar nossas gavetas e armários para ganhar espaço e encontrar rapidamente a peça que necessitamos.
Antes de mais nada, devemos esvaziar o armário, revisar a vestimenta e desfazer-se daquilo que não utilizamos mais. Depois, podemos organizá-lo por categorias, como por exemplo, para trabalhar, para sair, para fazer esportes, etc. Além disso, podemos organizar as peças por tipo, por exemplo, as saias com as blusas.
É preferível colocar a vestimenta que não pertence à temporada em curso nas estantes superiores do armário ou em caixas, e deixar à mão a que utilizaremos mais vezes. Se for possível, o ideal é instalar uma barra dupla, para pendurar no alto calças, vestidos e agasalhos; e na barra de baixo, peças curtas como camisas e saias.
É conveniente forrar as gavetas com papel para evitar possíveis agarramentos ou farpas, sobretudo se guardamos nesta gaveta as meias e a roupa íntima. Os organizadores de gavetas são uma ótima solução para manter tudo muito mais ordenado e acessível dentro de seu interior. Com eles conseguimos dividir a gaveta em muitos compartimentos pequenos e iguais, onde podemos guardar gravatas, meias ou roupa íntima separadas.
Cada roupa em seu lugar…
Nas estantes, o mais aconselhável é colocar os suéteres, camisetas e blusas de lã dobradas (para que não se enruguem muito). Caso os suéteres sejam de um tecido delicado ou de cores claras convém protegê-los com sacos plásticos ou de nylon.
As gavetas são práticas somente para peças pequenas, como roupas íntimas, meias e camisetasde manga curta ou sem mangas. Se temos gavetas grandes, é uma boa idéia guardar as calças jeans enroladas, pois desta maneira ganhamos mais espaço. Uma boa forma de identificá-las é deixando o bolso para cima.
As peças de tecidos delicados e que se enrugam facilmente devem ser guardadas penduradas, mas tome cuidado com os cabides. Os melhores são os de madeira, porque os de metal podem manchar e marcar a roupa, e os de plástico se deformam.
Algumas peças como vestidos, camisas, agasalhos, calças sociais e saias, sempre devem ser penduradas. Mas, as que não são utilizadas com frequência (como vestidos, ternos ou agasalhos de estação) é melhor guardá-las dentro de capas de plástico ou de tecido com zíper, para protegê-las.
As camisas, vestidos e agasalhos devem ficar em cabides antideslizantes e arredondados, para que os ombros não se deformem.

As camisas não devem ser penduradas uma em cima da outra nem debaixo dos agasalhos, para evitar que se enruguem. As saias podem ser agrupadas pelo comprimento e devem ser penduradas em cabides próprios, com pinças, mesmo que o tecido seja do tipo que fica marcado facilmente (como o couro o a seda). Coloque um pedaço de espuma no interior das pinças, isso evitará marcá-las. Para as calças devemos utilizar cabides com uma barra horizontal ou com pinças, e o ideal é pendurá-los pela marca das costuras e não amontoá-los (no máximo duas por cabide). Alguns cabides vêm com formas especiais para peças com alças finas, e forrados ou acolchoados para peças de tecidos muito delicados como a linha e a seda.
Por último, duas dicas importantes para ter em conta: primeiro, quando penduramos as camisas, agasalhos ou casacos, devemos abotoar o primeiro botão para evitar que o colarinho ou a gola se deforme e que a peça escorregue do cabide e caia. Segundo, se guardamos os vestidos de festa ou de noiva em uma caixa, envolva-os em papel azul, desta maneira evitamos que fiquem amarelados.
Agora sim, com o armário completamente limpo e organizado, com toda nossa roupa à vista e impecável, estamos prontas para armar o conjunto que quisermos e preparadas para começar um novo dia!


Vamos cuidar o preto e o branco!

A roupa branca e a preta nunca saem de moda, ficam bem de noite e de dia, podem ser usadas por adultos e crianças, são fáceis de combinar e são as mais práticas.

Todos nós temos alguma destas peças no armário, mas sabemos realmente como cuidá-las para que fiquem sempre impecáveis?

Aqui lhe damos algumas dicas práticas para você ter em conta.
Em geral, depois de sucessivas lavagens, a roupa preta perde sua pigmentação e vai ficando cada vez menos preta e mais cinza, por isso é importante saber lavá-la e secá-la corretamente.

A primeira coisa que você tem que fazer é lavar à mão um pequeno pedaço da peça antes de lavá-la pela primeira vez, para verificar se desbota.
No caso de não desbotar, você pode colocá-la na máquina de lavar, mas somente com outras roupas de cores escuras, com tecidos de textura parecidas, usando somente água fria e no modo delicado. Para manter a cor por mais tempo é importante lavar sempre as peças pretas pelo avesso e evitar o contato com peças que desprendem pelos, porque estes rapidamente se grudam nas outras.

Na hora de secar, se você for usar o secador de roupas, é preciso colocar na temperatura mais baixa possível e retirar a roupa quando ainda estiver levemente úmida. Depois, quando for pendurá-la para secar, é preferível um lugar onde a luz do sol não pegue diretamente. Sempre deve estar à sombra e, se for possível, em um lugar fechado.
Com a cor branca também é preciso tomar certos cuidados. Nunca devemos lavá-la com roupas de outras cores, mesmo que sejam cores claras, como por exemplo o bege. As peças lisas de algodão branco, como lençóis, toalhas, camisas, etc., podem ser lavadas em temperatura alta. Em compensação, se a roupa branca é sintética não pode ser lavada a mais de 30 graus. Para secá-la, se é toda branca, podemos deixá-la ao sol, mas se tiver também outras cores (se for listrada ou estampada) é melhor colocá-la na sombra.

Nas peças brancas é preciso prestar especial atenção às manchas.

Assim que a mancha se produz, é preciso atacá-la e não deixar que penetre na fibra.

Antes de pôr a peça no secador, é preciso certificar-se de que todas as manchas foram removidas completamente. Só podemos utilizar agua sanitária ou cloro se estiver especificado na etiqueta de cuidados da peça, senão corremos o risco do tecido ficar amarelado.
De qualquer maneira, tanto com as peças pretas como as brancas, o ideal é seguir as instruções que figuram em suas etiquetas, para não correr riscos.
Ponha tudo em prática!

A lingerie como nova

A lingerie sempre acompanha você, dia e noite. Por isso, é muito importante saber como cuidá-la na hora de lavar e secar para não perdê-la rapidamente. É preciso prestar atenção, principalmente, aos conjuntos de tecidos mais delicados, como a seda e a renda.

A primeira coisa que você não deve fazer é lavar a lingerie no banho, com água quente e sabonete, porque as fibras se esticam e estragam mais facilmente. O ideal é usar água morna (quase fria), sabão suave para roupas finas e nunca aplicar alvejante, já que o seu uso repetitivo pode deixar a roupa amarela. Além disso, este cuidado evita a formação de bolinhas e a perda das cores.

A máquina de lavar deve estar programada para roupas delicadas ou em curta duração, para não prejudicar o tecido. Caso lave à mão, não esfregue bruscamente, porque pode destruir a forma original da lingerie. Evite também torcê-la para tirar o excesso de água. O melhor é deixar escorrer, suavemente.

Quando for pendurá-la para secar, coloque os pregadores nas laterais do sutiã, nunca na parte de cima, principalmente se são armados. Isso evita que a forma original da roupa se deforme. O secador tem que estar ao ar livre e em um lugar com sombra, já que o sol pode descolorir os tecidos de cores escuras e deixar amarelados os de cores claras. Nunca use a máquina de secar, nem o ferro de passar na sua lingerie!

Também é importante guardá-las (se for possível) em sacolas individuais, para evitar o contato com outras roupas ou que fiquem enganchadas. Também não se esqueça de que se você usa produtos cosméticos como cremes, óleos, etc., ou produtos químicos, deve esperar secar bem, já que todos eles mancham a lingerie.

No caso dos conjuntos de renda, é preciso controlar frequentemente se existe alguma parte rasgada e costurá-la antes de lavar, para evitar rasgar ainda mais. É melhor lavar este tipo de lingerie à mão, mas se você quiser usar a máquina de lavar pode colocá-las dentro de uma pequena rede, o que ajudará a diminuir o risco de rasgar mais. Esta rede também é muito útil para lavar o sutiã, porque evita que rasguem, fiquem deformados ou furados.

Os mesmos cuidados devem ser tomados para a lingerie de seda. O que você não pode esquecer é que este tipo de lingerie nunca é lavada ou enxaguada com água quente. A seda tende a se enrugar. Neste caso, a lingerie pode ser passada com ferro frio.

Com todos estes conselhos, sua lingerie ficará impecável. Mas não se esqueça, sempre é conveniente olhar as etiquetas de todas as roupas para conhecer a composição do tecido e os conselhos para sua lavagem.

Por mais que a lingerie não esteja a mostra, não deixe de cuidar dela!

ELASTANO

ELASTANO

Roupas de elastano podem ser lavadas, à mão ou à máquina, com água morna.

Use apenas alvejante sem cloro, para não prejudicar as cores.
Enxágüe abundantemente, estenda a peça e deixe-a escorrendo.
Use a secadora na temperatura baixa.
Para passar, também use temperatura baixa.

VISCOSE



A maioria das roupas feitas com tecido deve ser lavada a seco. Algumas, porém, podem ser lavadas à mão. Se for este o caso, siga as dicas:

Lave com água morna ou fria com espuma. Aperte suavemente o tecido, para que a espuma penetre nele. Enxágüe com água morna, sem centrifugar ou torcer a peça. Alise ou sacuda a peça e pendure-a em varal que não enferruje.

ALGODÃO



Você pode lavar, secar e passar em altas temperaturas.

Com água sanitária, as peças brancas podem voltar ao branco original; as coloridas, com alvejante sem cloro, para não prejudicar as cores.

Esse tipo de tecido pode amassar facilmente e, por isso, necessita ser passado freqüentemente

POLIÉSTER



A maioria das peças de poliéster pode ser lavada à máquina e seca na secadora.

Também pode ser lavada a seco.

Dicas para lavar as peças:

Use água morna.
Coloque amaciante no último ciclo do enxágüe.

Se for necessário passar, use temperatura moderada

ACRÍLICO

ACRÍLICO

Em geral, roupas de acrílico podem ser lavadas à máquina. As mais delicadas, à mão ou a seco.

à máquina:
Use água morna. Coloque amaciante no último ciclo do enxágüe. Se for necessário passar, use temperatura moderada.

à Mão:
Use água morna. Para eliminar a água, aperte a peça suavemente. Alise ou sacuda a peça e pendure-a em varal que não enferruje. Sempre passe a roupa em temperatura moderada.

NÁILON

NÁILON

A maioria das peças de náilon pode ser lavada na máquina e seca na secadora, em temperatura baixa.

Lave com água morna.

Coloque amaciante no último ciclo do enxágüe. Se for necessário passar, use temperatura moderada.

ACETATO



Geralmente, peças de acetato devem ser lavadas a seco.
Caso a etiqueta indique o contrário, siga estas dicas:

Lave à mão, com água morna e pouca espuma.

Não torça a peça, não centrifugue, nem deixe de molho com roupas coloridas.
Passe a roupa pelo avesso enquanto está úmida e use temperatura fria.

Os cuidados de lavar as roupas


Leia sempre as recomendações do fabricante na etiqueta da roupa antes de iniciar a remoção das manchas

Em caso de manchas difíceis recomendamos a aplicação de tiras manchas e uns deles são do Ariel Líquido diretamente na mancha logo antes da lavagem.




Lavanderia
Equipamentos
As principais tecnologias utilizadas em uma lavanderia industrial de pequeno porte serão:

• Um computador que ajudará em todo o processo, desde o cadastramento dos clientes até no auxilio de cálculos financeiro.
• Máquinas de lavar, centrífugas, secadoras, calandras, bancas de passar e ferros: que serão utilizadas para lavar, secar e passar as roupas dos clientes.
É válido lembrar que os equipamentos poderão variar de acordo com a estrutura da lavanderia (industrial ou domiciliar).
As máquinas podem ainda classificar-se em:
- Máquinas Abertas. São assim denominadas aquelas máquinas em que as fases de lavagem, centrifugação e secagem não são hermeticamente fechadas, o que permite que o solvente evaporado entre em contato com ar à volta do equipamento. É por isso que o solvente utilizado em máquinas abertas não deve ser tóxico.
- Máquinas Fechadas. Nesse tipo de máquina, uma vez feito o carregamento de roupas e fechada a porta, todo o ciclo de limpeza (lavagem, centrifugação e secagem) é realizado em ambiente hermeticamente isolado. A recuperação do solvente é realizada ao final da operação, através de um destilador.
Outros equipamentos complementares podem ainda contribuir para a oferta de serviços de qualidade e maior valor agregado, tais como: máquinas e material de costura, armários, prancha para passagem manual, balcão de atendimento, classificador de roupas, dentre outros.
Segue link de máquinas e equipamentos fornecidos pela Abimaq:
http://www.datamaq.com.br/Sebrae/ListOfFromToInstallation.aspx?partnerCode=1&partnerInstallation=LAVANDERIA

Apresentação


Poxa quem diria que eu a (Mariza Maravilha), iria postar essa ideia que revoluciona muitas donas de casa para ganhar din din extra.
Pois é amigas e amigos, estou montando a minha humilde Lavanderia doméstica para ganhar din din extra, quem sabe você goste dessa alternativa domestica para você amiga exercer.
Mas eu sou muito personalizada.
Sigo instruções de minha mãe e de muitas amigas minhas domesticas maravilhosas, eu acho que somos as secretária do lar, mas tem que ser virtuosa, afinal as secretária do lar eficiente é quase encontrar uma agulha no palheiro. Bom vou sempre vim compartilhar experiências, do dia dia.
Vamos torcer que dê tudo certo. Com Cristo sempre na frente do negocio sempre dá certo.

Nada mais e até breve.

Mariza Maravilha.