.

Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Vamos cuidar o preto e o branco!

A roupa branca e a preta nunca saem de moda, ficam bem de noite e de dia, podem ser usadas por adultos e crianças, são fáceis de combinar e são as mais práticas.

Todos nós temos alguma destas peças no armário, mas sabemos realmente como cuidá-las para que fiquem sempre impecáveis?

Aqui lhe damos algumas dicas práticas para você ter em conta.
Em geral, depois de sucessivas lavagens, a roupa preta perde sua pigmentação e vai ficando cada vez menos preta e mais cinza, por isso é importante saber lavá-la e secá-la corretamente.

A primeira coisa que você tem que fazer é lavar à mão um pequeno pedaço da peça antes de lavá-la pela primeira vez, para verificar se desbota.
No caso de não desbotar, você pode colocá-la na máquina de lavar, mas somente com outras roupas de cores escuras, com tecidos de textura parecidas, usando somente água fria e no modo delicado. Para manter a cor por mais tempo é importante lavar sempre as peças pretas pelo avesso e evitar o contato com peças que desprendem pelos, porque estes rapidamente se grudam nas outras.

Na hora de secar, se você for usar o secador de roupas, é preciso colocar na temperatura mais baixa possível e retirar a roupa quando ainda estiver levemente úmida. Depois, quando for pendurá-la para secar, é preferível um lugar onde a luz do sol não pegue diretamente. Sempre deve estar à sombra e, se for possível, em um lugar fechado.
Com a cor branca também é preciso tomar certos cuidados. Nunca devemos lavá-la com roupas de outras cores, mesmo que sejam cores claras, como por exemplo o bege. As peças lisas de algodão branco, como lençóis, toalhas, camisas, etc., podem ser lavadas em temperatura alta. Em compensação, se a roupa branca é sintética não pode ser lavada a mais de 30 graus. Para secá-la, se é toda branca, podemos deixá-la ao sol, mas se tiver também outras cores (se for listrada ou estampada) é melhor colocá-la na sombra.

Nas peças brancas é preciso prestar especial atenção às manchas.

Assim que a mancha se produz, é preciso atacá-la e não deixar que penetre na fibra.

Antes de pôr a peça no secador, é preciso certificar-se de que todas as manchas foram removidas completamente. Só podemos utilizar agua sanitária ou cloro se estiver especificado na etiqueta de cuidados da peça, senão corremos o risco do tecido ficar amarelado.
De qualquer maneira, tanto com as peças pretas como as brancas, o ideal é seguir as instruções que figuram em suas etiquetas, para não correr riscos.
Ponha tudo em prática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário