.

Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A lingerie como nova

A lingerie sempre acompanha você, dia e noite. Por isso, é muito importante saber como cuidá-la na hora de lavar e secar para não perdê-la rapidamente. É preciso prestar atenção, principalmente, aos conjuntos de tecidos mais delicados, como a seda e a renda.

A primeira coisa que você não deve fazer é lavar a lingerie no banho, com água quente e sabonete, porque as fibras se esticam e estragam mais facilmente. O ideal é usar água morna (quase fria), sabão suave para roupas finas e nunca aplicar alvejante, já que o seu uso repetitivo pode deixar a roupa amarela. Além disso, este cuidado evita a formação de bolinhas e a perda das cores.

A máquina de lavar deve estar programada para roupas delicadas ou em curta duração, para não prejudicar o tecido. Caso lave à mão, não esfregue bruscamente, porque pode destruir a forma original da lingerie. Evite também torcê-la para tirar o excesso de água. O melhor é deixar escorrer, suavemente.

Quando for pendurá-la para secar, coloque os pregadores nas laterais do sutiã, nunca na parte de cima, principalmente se são armados. Isso evita que a forma original da roupa se deforme. O secador tem que estar ao ar livre e em um lugar com sombra, já que o sol pode descolorir os tecidos de cores escuras e deixar amarelados os de cores claras. Nunca use a máquina de secar, nem o ferro de passar na sua lingerie!

Também é importante guardá-las (se for possível) em sacolas individuais, para evitar o contato com outras roupas ou que fiquem enganchadas. Também não se esqueça de que se você usa produtos cosméticos como cremes, óleos, etc., ou produtos químicos, deve esperar secar bem, já que todos eles mancham a lingerie.

No caso dos conjuntos de renda, é preciso controlar frequentemente se existe alguma parte rasgada e costurá-la antes de lavar, para evitar rasgar ainda mais. É melhor lavar este tipo de lingerie à mão, mas se você quiser usar a máquina de lavar pode colocá-las dentro de uma pequena rede, o que ajudará a diminuir o risco de rasgar mais. Esta rede também é muito útil para lavar o sutiã, porque evita que rasguem, fiquem deformados ou furados.

Os mesmos cuidados devem ser tomados para a lingerie de seda. O que você não pode esquecer é que este tipo de lingerie nunca é lavada ou enxaguada com água quente. A seda tende a se enrugar. Neste caso, a lingerie pode ser passada com ferro frio.

Com todos estes conselhos, sua lingerie ficará impecável. Mas não se esqueça, sempre é conveniente olhar as etiquetas de todas as roupas para conhecer a composição do tecido e os conselhos para sua lavagem.

Por mais que a lingerie não esteja a mostra, não deixe de cuidar dela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário