
Cuidar após as lavagens
O cuidado de nossa roupa não termina na lavagem. Por isso, vamos lhe ensinar alguns truques para mantê-la limpa e protegida até a hora de usá-la. Também é importante saber como organizar nossas gavetas e armários para ganhar espaço e encontrar rapidamente a peça que necessitamos.
Antes de mais nada, devemos esvaziar o armário, revisar a vestimenta e desfazer-se daquilo que não utilizamos mais. Depois, podemos organizá-lo por categorias, como por exemplo, para trabalhar, para sair, para fazer esportes, etc. Além disso, podemos organizar as peças por tipo, por exemplo, as saias com as blusas.
É preferível colocar a vestimenta que não pertence à temporada em curso nas estantes superiores do armário ou em caixas, e deixar à mão a que utilizaremos mais vezes. Se for possível, o ideal é instalar uma barra dupla, para pendurar no alto calças, vestidos e agasalhos; e na barra de baixo, peças curtas como camisas e saias.

É conveniente forrar as gavetas com papel para evitar possíveis agarramentos ou farpas, sobretudo se guardamos nesta gaveta as meias e a roupa íntima. Os organizadores de gavetas são uma ótima solução para manter tudo muito mais ordenado e acessível dentro de seu interior. Com eles conseguimos dividir a gaveta em muitos compartimentos pequenos e iguais, onde podemos guardar gravatas, meias ou roupa íntima separadas.
Cada roupa em seu lugar…
Nas estantes, o mais aconselhável é colocar os suéteres, camisetas e blusas de lã dobradas (para que não se enruguem muito). Caso os suéteres sejam de um tecido delicado ou de cores claras convém protegê-los com sacos plásticos ou de nylon.
As gavetas são práticas somente para peças pequenas, como roupas íntimas, meias e camisetasde manga curta ou sem mangas. Se temos gavetas grandes, é uma boa idéia guardar as calças jeans enroladas, pois desta maneira ganhamos mais espaço. Uma boa forma de identificá-las é deixando o bolso para cima.
As peças de tecidos delicados e que se enrugam facilmente devem ser guardadas penduradas, mas tome cuidado com os cabides. Os melhores são os de madeira, porque os de metal podem manchar e marcar a roupa, e os de plástico se deformam.
Algumas peças como vestidos, camisas, agasalhos, calças sociais e saias, sempre devem ser penduradas. Mas, as que não são utilizadas com frequência (como vestidos, ternos ou agasalhos de estação) é melhor guardá-las dentro de capas de plástico ou de tecido com zíper, para protegê-las.
As camisas, vestidos e agasalhos devem ficar em cabides antideslizantes e arredondados, para que os ombros não se deformem.
As camisas não devem ser penduradas uma em cima da outra nem debaixo dos agasalhos, para evitar que se enruguem. As saias podem ser agrupadas pelo comprimento e devem ser penduradas em cabides próprios, com pinças, mesmo que o tecido seja do tipo que fica marcado facilmente (como o couro o a seda). Coloque um pedaço de espuma no interior das pinças, isso evitará marcá-las. Para as calças devemos utilizar cabides com uma barra horizontal ou com pinças, e o ideal é pendurá-los pela marca das costuras e não amontoá-los (no máximo duas por cabide). Alguns cabides vêm com formas especiais para peças com alças finas, e forrados ou acolchoados para peças de tecidos muito delicados como a linha e a seda.
Por último, duas dicas importantes para ter em conta: primeiro, quando penduramos as camisas, agasalhos ou casacos, devemos abotoar o primeiro botão para evitar que o colarinho ou a gola se deforme e que a peça escorregue do cabide e caia. Segundo, se guardamos os vestidos de festa ou de noiva em uma caixa, envolva-os em papel azul, desta maneira evitamos que fiquem amarelados.
Agora sim, com o armário completamente limpo e organizado, com toda nossa roupa à vista e impecável, estamos prontas para armar o conjunto que quisermos e preparadas para começar um novo dia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário